PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 07

É um documento legal, baseado na Norma Regulamentadora NR-7, que estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais que devem ser observados na execução dos exames ocupacionais, obrigatório aos colaboradores. Neste programa estão contidos todos os exames ocupacionais e complementares que devem ser seguidos para cada colaborador de acordo aos riscos inerentes à sua função.

AET – Análise Ergonômica do Trabalho – NR 17

Segundo a legislação brasileira na Norma Regulamentadora NR-17, o Laudo Ergonômico é obrigatório em empresas que exponham seus funcionários a riscos decorrentes de esforços físicos, sejam eles por serem submetidos ao uso da força, movimentos repetitivos ou postura inadequada durante o período de serviço. Este laudo é importante, já que visa humanizar o trabalho, por meio da melhora nas condições de conforto, segurança e saúde, física e mental.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

É um documento histórico-laboral, individual do colaborador que presta serviço à empresa, destinado a prestar informações ao INSS relativas a efetiva exposição a agentes nocivos que, entre outras informações, registra dados administrativos, atividades desenvolvidas, registros ambientais e monitoração biológica com base nos resultados obtidos no PCMSO (NR-7), PGR (NR-01) e LTCAT (NR-15).

PGRSS – Plano de Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde – RDC 222/2018

O PGRSS é  documento obrigatório para todos os geradores de resíduos de serviços da saúde, tem como objetivos gerais: sistematizar a gestão de RSS, minimizar a produção de resíduos, proporcionar acondicionamento adequado, garantir destinação final correta, além de garantir a segurança dos funcionários, preservar a saúde pública e o meio ambiente.

PCA – Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação auditiva é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA

PPR – Programa de Proteção Respiratória

O Programa de Proteção Respiratória – PPR é um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho. O intuito do programa é controlar as doenças ocupacionais causadas pela inalação das impurezas do ar que são prejudiciais à saúde como poeiras, névoas, fumos, vapores e gases químicos.